Capacitando e desenvolvendo servidores públicos para uma gestão pública de excelência - A experiência da Escola de Contas e Gestão Pública do TCE-CE

  • Alexandre Figueiredo
  • Paulo Alcântara Saraiva Leão
  • Maria Hilária de Sá Barreto
  • Francisco Otávio de Miranda Bezerra
Palavras-chave: Tribunal de Contas, Escola de Contas, Capacitação, Educação, Administração Pública.

Resumo

O aperfeiçoamento profissional e humano das pessoas que fazem uma orga­nização é fundamental para que ela desempenhe bem sua missão e alcançe seus objetivos. É por meio da valorização do trabalho, que se torna possível atingir as metas estabelecidas para a instituição e o aumento de produtividade de seus colaboradores. Com essa premissa, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) vem sempre empenhando esforços no desenvolvimento de seus servidores, jurisdi­cionados e da sociedade, por meio de capacitações que aperfeiçoem as com­petências profissionais, comportamentais e organizacionais, com atividades educacionais, nos campos do ensino, pesquisa e extensão, nas modalidades presencial e a distância, objetivando ampliar, inovar, reciclar e compartilhar conhecimento. Nesse sentido, o TCE-CE, seguindo a tendência verificada nos demais Tribunais de Contas do país, implantou em 1995 sua Escola de Con­tas, o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), responsável pelas ações educacionais do Tribunal. Neste artigo, apresentamos a trajetória do IPC, até o presente momento, des­tacando sua razão de existência, atividades desempenhadas, e realizações e feitos mais significativos, em benefício de uma gestão pública de excelência e uma correta aplicação dos recursos públicos do estado do Ceará. 
Publicado
2014-06-30
Como Citar
Figueiredo, A., Leão, P., Barreto, M., & Bezerra, F. (2014). Capacitando e desenvolvendo servidores públicos para uma gestão pública de excelência - A experiência da Escola de Contas e Gestão Pública do TCE-CE. Revista Controle - Doutrina E Artigos, 12(1), 13-28. https://doi.org/10.32586/rcda.v12i1.181
Seção
Artigos